Caro Archimedes....
Fiquei muito tempo ausente. Viagens, falta de inspiração, problemas relacionados à utilização deste espaço...
Mas, hoje, dia 5 de março, quando sob o impacto do falecimento do Evangelino Costa Neves, do qual vc deve se lembrar muito bem, Presidente dos Coxas Brancas na época de times com alma e substância, resolvi te escrever para falar de futebol, algo que privamos bastante
malgrado o fato de você ser um "boca-negra" empedernido.
Os tempos mudaram e muito, Archimedes! O teu Ferroviário se foi, hoje é Paraná Clube, sem identidade e sem o carisma "boca", até porque estes, como você, também estão indo.
Você sempre soube da minha paixão coxa: paixão que me levou a converter filhos, filha, sobrinhos e tantos quantos se deixaram influenciar; que me levou a disputar uma eleição viciada para ser Diretor do Clube que, felizmente, segundo minha mulher, perdemos!
E perdemos para um grupo do qual fazia parte o vice-presidente que ora se demitiu! Embora derrotado, não deixei que a política toldasse o amor pelas cores alvi-verdes. Internado por uma noite inteira e meio dia num hospital para exames de rotina, produzi, UMA ÉPOCA EM QUE NÃO SE FALAVA EM "MARKETING" COMO HOJE, UM PLANO DE MARKETING PARA O CORITIBA FOOTBALL CLUB, que foi entregue pelo jornalista Vinicius Coelho à diretoria daquele tempo, cujo presidente era alguém chamado Amauri Santos, que deixou o clube em situação não muito bem esclarecida. Na oportunidade assumiu o vice, o mesmo que agora renuncia. O plano foi todo manuscrito!
Até hoje, decorridos mais de 25 anos, espero resposta. Previa aumento de sócios para cerca de 25.000 (já pensou?). Sócios ausentes, utilização do espaço ocioso do estádio, que deveria render; utilização racional da propaganda estática e outros que tais. E tudo isso por idealismo, graciosamente!
Isso passou a ser feito muito tempo depois de forma e custo que não vem ao caso comentar!
Posteriormente, fui convidado e aceitei ser Conselheiro do Glorioso.
Por uma gestão apenas; a forma como ele atuava não me encantou. E acabei não pugnando para continuar por vários motivos. O mais importante foi o crescimento das torcidas organizadas!
Nunca concordei com os privilégios que as diretorias de plantão concederam a elas, em detrimento dos associados de longa data: ingressos gratuitos, locais no estádio, subsídio para viagens! Quantas vezes vi a arquibancada da rua Mauá ocupada militarmente pelos integrantes de tais torcidas, sem que os pagantes o pudessem utilizar! E o que é pior: afastados animalescamente pelos marginais das ditas "torcidas"... Saliente-se que esse não é um problema específico do Coritiba, mas um fenômeno social, que afeta todos os clubes.
Em decorrência delas - as torcidas organizadas - deixamos de fazer o que mais apreciávamos, lembra? Presenciar juntos, vc "boca-negra" e eu "coxa", os jogos dos nossos times, nas tardes ensolaradas de domingo! Comparecer ao campo do adversário vestido com a camisa do seu clube passou a ser crime conta a ordem estabelecida pelos marginais travestidos de torcedores! Quando houve ameaça à integridade física do Alexandre, meu filho mais velho, por marginais vestidos com a camisa do Atlético, em jogo no Belfort Duarte, deixei de frequentar os clássicos!
Quando percebi que as diretorias de plantão, por necessidade política, passaram a prestigiar mais as "organizadas" que os sócios pagantes, deixei de se-lo! E por que? Porque os membros das organizadas sempre delas foram sócios! Contribuíam para as torcidas e não para o clube!Os clubes à míngua, se depauperando dia-a-dia, e os diretores "enchendo a bola" das organizadas que em nada contribuíam para o clube, a não ser denegri-lo com atos de selvageria contra torcedores adversários, organizados ou não!
FUNDAMENTALISMO
Como vc deve ter verificado aí de cima Archimedes, as coisas mudaram e muito! A paixão deixou de ter limites, a ponto de as "organizadas", além de se transformarem em "bandos", passarem, ainda que não sendo - seu membros - sócios do clube, a se considerar "donos" dos símbolos e da tradição do clube.
A ausência de continuidade dos times, a necessidade imperiosa de recursos fez com que as diretorias com isso passassem a compactuar, pela necessidade de apoios. Times sem alma, sem coração passaram a ser formados, com "jogadores profissionais" de 3 ou 4 meses.
Venda de símbolos e tradições arraigadas, como fez o nosso rival da Baixada, que trocou o nome do estádio por necessidade comercial. Ainda não chegamos a isso, mas disso acredito estar próximos!
Ou como fez o pessoal do teu antigo Ferroviário que, de fusão em fusão, conseguiu montar uma grande "con... fusão". Nunca acreditei que paixões arraigadas, sedimentadas possam ser transferidas. O Paraná que aí está terá a sua identidade depois de 40, 50 anos... Isso dependendo de conquistas e de fidelidades!
A utilização da tecnologia tem permitido que as manifestações aconteçam em tempo real, sem qualquer medida de estragos que possam causar e sem apuração adequada de responsabilidades!
Recentemente, numa palestra para alunos de administração - como vc sabe fui professor disso por mais de 20 anos - disse a eles que a tecnologia é neutra, não tem cor, partido, raça, seja lá o que for! O problema é a maneira como ela é utlizada.
Utilizada por fundamentalistas radicais, sem qualquer compromisso com princípios e filosofias éticas, atingirão indistintamente a tudo e a todos, quando o forem por pessoas cegadas pela paixão exacerbada, que não consigam compactuar com contrários e com as comezinhas liberdades que acompanham o ser humano de há muito tempo!
Estes não conseguem ver, enxergar os defeitos do seu objeto de paixão, ainda que claros e evidentes...
Tudo isso para te falar de algo que me aconteceu recentemente e que muito me afetou! Como vc deve saber, o cartunista RafaCamargo é meu genro e, na minha avaliação, tem muito talento, anda que esse não se manifeste diuturnamente, visto que isso é condição de gênios!
Recentemente ele produziu uma "charqe" onde atleticanos e paranistas "gozavam" do eterno rival coxa-branca, pelas suas agruras dentro do campo!
E não é que um grupo que se considera "dono" e fiéis guardiões da tradição e dos símbolos coxa-branca se indignou? Em vez de se concentrar na fragilidade do time e da incompetência da Diretoria, transformou o chargista em objeto de ódio? Ser abjeto, rasteiro, ofensor da dignidade coxa-branca....
A que ponto leva a paixão exacerbada, ilógica! Os times sem alma, sem garra, com atletas de aluguel que temos montado nos últimos anos são desconsiderados! Desvia-se o foco das mazelas internas para considerar um profissional desapaixonada em "persona non grata", violador das mais sagradas estruturas "coxa-brancas".
Lembra do que eu disse da tecnologia? Ela é neutra, mas a sua utilização não! Utilizaram a tecnologia para transformar uma simples charge num crime "lesa-coxa". Desviaram a atenção de um time fraco, repetindo: sem alma, que perde e empata com times de aluguel e que - ESSE SIM - em nada representa as grandes tradições coxas-brancas...
Às vezes me pergunto se isso não é premeditado: desviar a atenção com a criação de um factóide!
Chegamos ao ponto em que geramos fundamentalistas radicais em Curitiba, que se utilizam da tecnologia existentes para agir como fundamentalistas religiosos que se arvoram no direito de condena à morte artistas que ousam utilizar a imagem de seu lider, ou seu santo nome em vão...
E sabe qual o pior, Archimedes? Com os benefícios da tecnologia, criam o clima e se escondem..... Fácil, não?
A questão me remete para os anos de chumbo da ditadura, quando a utilização dos símbolos da Pátria era prerrogativa de um grupo instalado no poder! Quantas pessoas foram presas e constrangidas por utilizar os símbolos pátrios à sua maneira? E, desde quando, nos tempos atuais, supostos "guardiões" das tradições coxa-brancas têm o direito de lançar uma sentença de constrangimento e difamação, inclusive com a "edição" de um trabalho de criação, apenas para causar mais impacto?
Será que eles são maiores e melhores torcedores do que eu e tantos outros, anônimos, somos? Que não nos organizamos em grupos, "sites", etc, para dizer que somos melhores defensores da tradição coxa-branca?
Será que não foram utilizados como massa de manobra para desviar a atenção da crise intestina por que passa o Coritiba e para a fraqueza notória de um time que, nem de longe, pode ser comparado aos que já tivemos, porque sem coração, ve-se em "palpos de aranha" para se classificar para as finais de um campeonatozinho que apenas serve para atender às pretensões políticas dos dirigentes?
Sei lá... Sei, tão somente, que os valores permanecem, enquanto os medíocres desaparecem. Certo estava Campos de Carvalho no seu livro "O PÚCARO BULGARO', um primor de "non-sense" quando dizia:
"só existe uma verdade absoluta: todo racista é um f.d.p."
Aqui, no caso, trocaria o racista por radical, fundamentalista....
Ficamos por aqui Archimedes, torcendo para que o glorioso consiga derrotar, amanhã, o Toledo, para se classificar. Já pensou? Teve 7/8 jogos para se consagrar e fica dependendo do último! E, se perder ou empatar, terá que torcer para que um time de um ex-presidente, que tem nome de empresa, perca ou empate para que não seja remetido às calendas!
Conversaremos mais!
Um grande abraço!
Sinto tua falta e de tudo aquilo que vc representava!